top of page
Buscar

[MÊS-1]: Kick-off

  • Foto do escritor: ericolisboa
    ericolisboa
  • 17 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

[PREVISTO]: Reunião inicial com os grupos parceiros de pesquisa (kick-off), sendo necessário realizar missão na instituição internacional para definir os termos e a pesquisa a ser desenvolvida.


[REALIZADO]: Entre 30/07/2025 (saída do Brasil) e 31/07/2025 (chegada em Portugal) iniciaram-se as atividades de pesquisa na Seção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto [SHRHA/FEUP].


Prof. Dr. Érico Gaspar Lisboa iniciou suas atividades de pesquisa na Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto [SHRHA/FEUP]
Prof. Dr. Érico Gaspar Lisboa iniciou suas atividades de pesquisa na Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto [SHRHA/FEUP]

Após apresentação no dia 31/07/2025, no dia seguinte, em 01 de agosto de 2025 foi realizado reunião com o supervisor do estágio pós-doutoral, Prof. Dr. Manuel Maria Pacheco Figueiredo, em conjunto com a Profª. Drª. Cristina Maria Monteiro dos Santos. Na oportunidade, foi proposto o primeiro ajuste ao projeto de pesquisa, em que a Profª. Cristina conduzirá a supervisão.


Neste contexto, a carta de ateste de início das atividades em 31/08/2025 foi-me enviada pela Profª. Drª. Cristina em 01/09/2025, logo após o período de férias coletivas dos docentes da SHRHA/FEUP, pelo que oportunamente está disponibilizada abaixo.



Convém ressaltar que as atividades para desenvolver a pesquisa estão em andamento, de modo a cumprir, antecipadamente, as etapas previamente definidas e aprovadas. Neste propósito, está previsto atividades de campo como: a realização de vistoria "in-loco", levantamento cadastral, identificação fotográfica das condições de infraestrutura e aplicações de “survey” às populações dos canais, das áreas marginais e circunvizinhanças, conforme estão definidas no subitem 10.2, 10.3 e 10.4 do referido projeto de pesquisa.


Para além de previstas em projeto, tais atividades de campo tiveram a concordância e anuência do supervisor, que ainda fez por solicitar a inclusão de levantamento a ser realizado por VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Assim, conforme prevê o subitem 6.5.4.1 do Edital nº 016/2024, solicita-se autorização para realizar pesquisa de campo na Bacia-Piloto, objeto de estudo do projeto de pesquisa.

 
 
 

Comentários


bottom of page